Metade dos brasileiros acredita que Bolsonaro influenciou ataque terrorista em Brasília, diz pesquisa

Metade dos brasileiros acredita que Bolsonaro influenciou ataque terrorista em Brasília, diz pesquisa

Compartilhe

Mais da metade dos brasileiros acreditam que Jair Bolsonaro influenciou de alguma forma o ataque terrorista de 8 de janeiro em Brasília. Segundo pesquisa Genial/Quaest feita pouco mais de um mês depois do episódio, a ampla maioria dos entrevistados (94%) reprova a ação dos vândalos e somente 4% se disseram favoráveis.

O levantamento ainda aponta que 38% não veem qualquer tipo de envolvimento do ex-presidente com os vândalos. Entre eleitores de Bolsonaro, 80% acreditam que não há conexão entre ex-mandatário e o ataque e só 13% deles apontam que seu discurso motivou a destruição.

81% dos bolsonaristas apontam que os golpistas que invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) não os representam. Apenas 11% dizem que há uma conexão entre os terroristas e a militância do ex-presidente.

Para 54% da população do Brasil, o objetivo do ataque era tirar Lula do poder à força. 40% deles apontam que o episódio foi apenas um protesto contra o governo.

A Quaest entrevistou 2.016 pessoas presencialmente entre os dias 10 e 13 de fevereiro em 120 municípios do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

*Com DCM

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: