Lula retoma protagonismo do Brasil no mundo e será convidado para reunião do G7

Lula retoma protagonismo do Brasil no mundo e será convidado para reunião do G7

Compartilhe

Convite é feito apenas a líderes que tenham relevância no cenário internacional. Última participação do Brasil foi em 2008, no segundo mandato de Lula. Bolsonaro não foi convidado nenhuma vez em quatro anos.

Em 41 dias de governo, Lula conseguiu tirar o Brasil da condição de “pária internacional” – alcunha legada do governo Jair Bolsonaro (PL) – e alçar o país novamente ao protagonismo internacional.

Após ser recebido com pompas por Joe Biden nos Estados Unidos e articular junto aos BRICS para levar Dilma Rousseff como nova presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) na viagem à China em março, Lula será convidado especial da reunião do G7, o grupo dos países mais industrializados do mundo, composto por: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

A informação foi divulgada com exclusividade pelo Jornal da Globo, que afirmou que Lula estará no encontro marcado entre os dias 19 e 21 de maio em Hiroshima, no Japão.

“O convite – a ser formalizado em breve – é um sinal de prestígio internacional associado ao novo governo”, informou o telejornal da emissora da família Marinho.

O G7 convida para a reunião apenas líderes que tenham relevância no cenário mundial. Durante os quatro anos de governo, Bolsonaro não foi chamado nenhuma vez para a reunião.

A última participação brasileira aconteceu 2008, durante o segundo mandato de Lula.

*Com Forum

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: