Ana Estela é pioneira na área da telessaúde, e atua como coordenadora de Telessaúde e Teleodontologia em departamento da USP.
A professora titular do departamento de ortodontia e odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), Ana Estela Haddad, deve encabeçar a futura Secretaria da Saúde Digital do Ministério da Saúde. A secretaria será criada logo no início da gestão do presidente eleito Lula (PT).
O convite à Ana Estela Haddad, companheira do futuro ministro da Fazenda Fernando Haddad, foi feito pela futura ministra da Saúde, Nísia Trindade. A proposta já teria sido aceita, de acordo com a Folha de S. Paulo.
A Secretaria
A equipe da transição de governo da área da Saúde sugeriu a criação da Secretaria voltada à tecnologia do Sistema Único de Saúde (SUS).
O setor deve ficar responsável pelo sistema de informática do SUS, o Datasus, e também pela área de telessaúde.
Destaque na telessaúde
Ana Estela é pioneira na área da telessaúde. Hoje é coordenadora do Núcleo de Telessaúde e Teleodontologia da Faculdade de Odontologia da USP. Também é membro do Comitê Assessor da Rede Universitária de Telemedicina e diretora Científica da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde.
No início deste mês, Ana Estela tomou posse como professora titular do departamento de ortodontia e odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP, se tornando a primeira mulher a assumir o cargo na história da instituição.
Ainda, vale ressaltar, a atuação de Ana Estela na assessoria do ministério da Educação entre 2003 e 2005. Ela também foi diretora de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde de 2005 a 2012.
*Com GGN