Se depender da mídia brasileira, a palavra “porém”, que imprime hoje a principal narrativa de proteção aos ricos, é o principal produto verborrágico para manter a máscara da hipocrisia em riste.
Quando um colunista de economia começa a construir uma narrativa de fisionomia inconfundível, dizendo que é preciso salvar os pobres da miséria, porém não há uma grana extra para isso, fica escancarado o coeficiente individual da Faria Lima sobre a média da coletividade nacional.
Na verdade, esse estilo arquitetônico de palavrório varia conforme o grau de inteligência e compreensão do sentimento humano a quem esse discurso, rígido com os pobres e molenga com o mercado, vende este como a ação divina, símbolo da grandiloquência da economia nacional, tendo, lógico, a mídia como um tribunal supremo que julga o que é mais ou menos importante para a economia do país.
É aí que a coisa toma aquele ar digno de religião, de veneração ao estilo bolsonarista para Bolsonaro. Então, o falso realismo ganha as mais pitorescas falácias sobre a economia de uma nação para reduzir tudo ao humor interesseiro dos especuladores.
O que o mercado quer hoje é o que sempre quis, fartar-se em lucros cada vez maiores, prosperidade relâmpago para os podres de chique e flecha nos pobres.
Sim, porque esse projeto cerca frango que a mídia tenta imprimir para dissuadir Lula de fazer uma política econômica a partir dos pobres, os chiliques e faniquitos do mercado são dados como a pedra de toque. Quanto mais Lula ceder para a Faria Lima, segundo a gloriosa mídia, mais os pobres terão chance de ascender na velha, manja e puída cascata de fazer o bolo crescer para dividir.
O fato é que esse discurso é tão manjado que já virou instituição no Brasil. E o resultado, todos sabem qual é, os ricos ficam mais ricos e os pobres, mais pobres, e o país anda de lado, quando anda.
Por isso, não passa um dia sequer em que a mídia e seus barões não fazem carga para naturalizar a miséria dos pobres e a riqueza dos milionários.