Petista mantém liderança no Nordeste com enorme diferença, enquanto o atual presidente está na frente no Sudeste, porém com diferença apertada.
A nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua vantagem entre o eleitorado que se declara como negro. E o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), cresceu entre os eleitores brancos.
De acordo com o levantamento, Lula passou de 49% para 52% entre os eleitores pardos. Bolsonaro perdeu um ponto percentual neste grupo, caindo de 43% para 42%.
O petista também teve crescimento entre os eleitores que se declararam pretos, passando de 57% para 59%, enquanto Bolsonaro oscilou negativamente de 35% para 34%.
Entre brancos, o atual mandatário passou de 50% para 51%, enquanto Lula caiu de 43% para 42%. Todas essas variações ocorreram dentro das margens de erro: de três pontos percentuais para pardos e brancos e de cinco para negros.
Nordeste x Sudeste
O levantamento também mostra que Lula mantém a dianteira no Nordeste. O petista subiu de 66% para 68% das intenções de voto na região. O percentual de nordestinos que declarou voto em Bolsonaro caiu de 28% para 27%.
No Sudeste, o atual presidente oscilou um ponto percentual, passando de 47% para 48% das intenções de voto. Lula manteve os mesmos 44% que obteve na pesquisa realizada na semana passada.
Na região Sul, Bolsonaro passou de 54% para 55%. E Lula manteve os mesmos 38% da última rodada do Datafolha. No Norte, o atual mandatário continua na liderança, tendo passado de 48% para 49% das intenções de voto, enquanto o petista subiu de 45% para 46%.
No Centro-Oeste, Bolsonaro continuou com os mesmos 55% que apresentou na pesquisa anterior. E Lula oscilou negativamente um ponto percentual, caindo de 40% das intenções de voto para 39%.
Votos válidos
A nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com cinco pontos percentuais de vantagem sobre o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). O petista tem 49% das intenções de voto, contra 44% do seu adversário no segundo turno. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Sem considerar os votos em branco/nulo e os indecisos, no cálculo de votos válidos, Lula chega a 53%, contra 47% de Bolsonaro.
*Com informações da Folha