O ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice na chapa presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dará início nesta quinta-feira (13) a uma série de viagens pelo interior de São Paulo com o objetivo de reverter a vantagem registrada por Jair Bolsonaro (PL) e pelo bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) junto ao eleitorado paulista.
“Lula fez históricas caminhadas, uma no Complexo do Alemão e outra em Salvador. Agora, estou a caminho de Bauru (SP) para conversar sobre o nosso projeto de união democrática de paz e desenvolvimento por São Paulo com Fernando Hadadd e pelo Brasil com Lula”, postou Alckmin no Twitter.
Haddad disputa o governo paulista contra Tarcísio, que foi o mais votado no primeiro turno.
Bolsonaro ficou em primeiro no estado de São Paulo no turno inicial da eleição, com 47,71% dos votos contra 40,89% de Lula. Na capital, o petista venceu por 47,50% contra 37,99%.
O atual presidente ficou na frente nas 16 maiores cidades do interior e do litoral. Em Bauru, ele teve 53,84% dos votos válidos contra 35,53% de Lula. Em Mogi Mirim, somou 63,64%, e o petista, 26,81%. Em Limeira, Bolsonaro conseguiu 67,28%, e Lula, 24,64%.
No último sábado, em Campinas, na primeira agenda de sua campanha no interior de São Paulo, Lula foi questionado sobre as dificuldades para conquistar o eleitor da região. O petista disse que “pretende ganhar as eleições em São Paulo” e classificou Alckmin como um “grande trunfo” no estado.
Eu sei da importância do Alckmin na eleição de São Paulo. Estou convencido de que vou ganhar as eleições em São Paulo — afirmou Lula.
Após o fim da entrevista, o vice, que estava ao seu lado, se aproximou dos repórteres para justificar que a situação do PT no interior paulista havia sido pior na eleição de 2018.
*Com O Globo