Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro (PL), pediu que os eleitores do presidente se recusem a responder os institutos de pesquisa no segundo turno das eleições.
“Depois do escândalo que cometeram, todos os eleitores do presidente Bolsonaro só tem uma resposta às empresas de pesquisa: não responder a nenhuma delas até o fim da eleição”, escreveu ele nas redes sociais.
Depois do ESCÂNDALO que cometeram, TODOS os eleitores do presidente Bolsonaro só tem uma resposta às empresas de pesquisa: NÃO RESPONDER A NENHUMA DELAS ATÉ O FIM DA ELEIÇÃO!!!
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) October 2, 2022
As pesquisas de véspera da eleição apontavam que o petista tinha chance de vencer em primeiro turno.
Na pesquisa Ipec, contratada pela TV Globo, Lula aparecia com 51% dos votos válidos — que excluem brancos, nulos e indecisos —, contra 37% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Já no levantamento do Datafolha, o petista tinha 50% dos votos válidos, ante 36% do atual presidente.
A margem de erro de ambas as pesquisas era de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Newsletters nas Eleições 2022 Um resumo semanal sobre a eleição, com bastidores da campanha e análise das pesquisas. Toda segunda.
*Com Uol