Pesquisa Datafolha, contratada pelo jornal Folha S.Paulo e divulgada ontem, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto para o primeiro turno na corrida presidencial. O resultado é melhor do que as pesquisas realizadas pelo mesmo instituto aproximadamente dois meses antes das eleições de 2002 e 2006, quando Lula saiu vencedor.
Em julho de 2002, quando, assim como hoje, não concorria à reeleição, Lula registrou 33% das intenções de voto.
Ciro Gomes (à época no PPS, e hoje no PDT) despontava como o principal adversário do petista ao Palácio do Planalto e registrou 28%. Hoje, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece com 29%.
José Serra (PSDB) foi quem passou para o segundo turno contra Lula, e na sondagem de julho de 2002 aparecia com 16%.
Lula saiu vencedor na disputa do segundo turno contra Serra, atingindo 61,2% dos votos válidos. O tucano ficou com 38,7%, segundo a contabilização oficial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Datafolha em julho de 2002
- Lula (PT): 33%
- Ciro Gomes (PPS): 28%
- José Serra (PSDB): 16%
- Anthony Garotinho (PSB): 11%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0% Branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 6%
Datafolha de agora Hoje
o Datafolha aponta que Lula tem a possibilidade de liquidar a disputa ainda no primeiro turno. De acordo com a sondagem, o ex-presidente tem 52% das intenções para os votos válidos, quando são desconsiderados os votos em branco e nulos —na margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ele varia de 50% a 54%. Veja a seguir o cenário com votos totais:
- Lula (PT): 47%
- Jair Bolsonaro (PL): 29%
- Ciro Gomes (PDT): 8%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- André Janones (Avante): 1%
- Pablo Marçal (Pros): 1%
- Vera Lucia (PSTU): 1%
- Leonardo Péricles (UP): não pontuou
- Sofia Manzano (PCB): não pontuou
- José Maria Eymael (DC): não pontuou
- Luciano Bivar (União Brasil): não pontuou
- General Santos Cruz (Podemos): não pontuou
- Luiz Felipe D’Avila (Novo): não pontuou
- Brancos/nulos/nenhum: 6% Não sabem: 3%
Os levantamentos do Datafolha não são diretamente comparáveis, pois têm nomes diferentes, mas a margem de erro das pesquisas de agora e de 2002 e 2006 é a mesma.
Datafolha em julho de 2006 O Datafolha deste mês se assemelha ao feito em julho de 2006, ocasião em que Lula tentava se reeleger. À época, o levantamento apontou o petista com 44% das intenções de voto —hoje ele tem 47%. Até então filiado ao PSDB, Geraldo Alckmin aparecia em segundo lugar, com 28%, um ponto percentual acima do que o registrado por Bolsonaro na sondagem divulgada ontem. Hoje o ex-governador paulista é vice na chapa presidencial encabeçada por Lula.
Datafolha em julho de 2006
- Lula (PT): 44%
- Geraldo Alckmin (PSDB): 28%
- Heloísa Helena (PSOL): 10%
- José Maria Eymael (PSDC): 1%
- Cristovam Buarque (PDT): 1%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
- Luciano Bivar (PSL): 0%
- Branco/nulo/nenhum: 7%
- Não sabe: 8%
- Na eleição de 2006, Lula foi para o segundo turno contra Alckmin. O pleito terminou com o petista registrando 48,6% dos votos válidos, e o ex-tucano, 41,6%, segundo o TSE.
*Com Uol