O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o pré-candidato mais rejeitado entre os eleitores, segundo a nova pesquisa DataFolha, divulgada nesta quinta-feira (26). Sua rejeição segue estável, já que o seu desempenho em março era de 55%.
De acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados afirmaram que não votam no atual chefe do executivo federal. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 33% de rejeição. Em março, o índice era de 37%, ou seja, houve uma queda de 5%.
O terceiro mais rejeitado é o ex-governador João Doria (PSDB) com 23%. No entanto, na última segunda-feira (23), ele comunicou que não concorrerá à Presidência da República.
Ciro Gomes (PDT) tem 19%, seguido do General Santos Cruz (Podemos), com 11%. Luciano Bivar (União Brasil), Eymael (Democracia Cristã) e Vera Lúcia (PSTU) marcaram 10% de rejeição. Pablo Marçal (Pros), Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Felipe d’Avila (Novo) fecharam com 9%. Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) atingiram 8%.
O DataFolha entrevistou 2.556 pessoas em 181 municípios de todo o país entre os dias 25 e 26 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
*Por DCM