Lira destitui deputado Marcelo Ramos da vice-presidência da Câmara

Lira destitui deputado Marcelo Ramos da vice-presidência da Câmara

Compartilhe

Parlamentar, que é crítico do presidente Bolsonaro, foi tirado do posto por ter trocado o PL pelo PSD.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), destituiu do cargo de vice-presidente da Casa o deputado Marcelo Ramos (PSD-AM). A medida foi tomada após o ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ter revogado nesta segunda-feira uma decisão liminar dada por ele mesmo no mês passado que garantia a permanência de Ramos no posto, segundo O Globo.

Lira também decretou vagos outros dois cargos na Mesa Diretora da Câmara: a segunda secretária Marília Arraes (Solidariedade-PE) e a terceira secretária Rose Modesto (União Brasil-MS). Todas as mudanças foram justificadas pela troca de partido. Ramos foi eleito pelo PL, Arraes pelo PT e Modesto pelo PSDB.

Lira já marcou para a tarde de quarta-feira uma eleição para escolher os novos ocupantes dos cargos. As candidaturas deverão ser apresentadas até as 19h de terça-feira. Só poderão concorrer deputados dos mesmos blocos ou partidos aos quais Ramos, Arraes e Modesto pertenciam.

Ramos, que é crítico do presidente Jair Bolsonaro, se mudou para o PSD. A permanência dele no PL se tornou difícil após Bolsonaro se filiar à sigla. No TSE, ele moveu uma ação de justificação de mudança de partido, a fim de preservar o mandato de deputado. Ramos vai apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa presidencial deste ano.

Em abril, Moraes garantiu a permanência de Ramos no cargo. Nesta segunda, ao concluir a análise da ação que preservou o mandato de deputado federal, por entender que houve justa causa para a desfiliação do PL, Moraes também avaliou que a liminar de abril tinha perdido seus efeito.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: