Comissão federal com pesquisadores da UFMG vai acompanhar varíola de macacos

Comissão federal com pesquisadores da UFMG vai acompanhar varíola de macacos

Compartilhe

Especialistas da universidade mineira lançaram cartilha, em linguagem simples e acessível, detalhando disseminação da doença.

O governo federal criou um grupo de pesquisa para acompanhar a disseminação do vírus monkeypox, conhecido como varíola dos macacos. Na comissão, instaurada no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) constituiu, em caráter consultivo e temporário há sete especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os pesquisadores do Laboratório de Vírus da federal mineira lançaram uma cartilha para entender melhor a doença, de acordo com O Tempo.

A varíola dos macacos foi confirmada, até o momento, em 80 pacientes em ao menos 12 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo G1.

Outros 50 casos estão sob investigação, e a OMS acredita que novas notificações devem surgir nos próximos dias.

A doença rara e pouco conhecida, até recentemente restrita a regiões remotas da África Ocidental e Central, foi identificada em nove países europeus (Reino Unido, Espanha, Portugal, Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália e Suécia), além de EUA, Canadá e Austrália.

O Brasil não tem registro da doença ainda, mas o vírus foi identificado em um brasileiro de 26 anos na Alemanha, vindo de Portugal, após passar pela Espanha.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: