Porta-voz da CySource, Hélio Cabral Sant’Ana é dono do domínio de site de instituto chefiado pelo filho do presidente.
Um dos representantes da empresa israelense CySource no acordo de cooperação técnica firmado com o Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, assinado em março deste ano, tem ligação com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro.
O analista de sistemas Hélio Cabral Sant’ana, ex-diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria-Geral da Presidência da República, porta-voz da CySource no acordo com o Exército, é dono do domínio do site do Instituto Conservador Liberal (ICL), presidido por Eduardo Bolsonaro.
Fundado pelo filho do chefe do Executivo, o ICL tem como uma de suas principais realizações a organização de um encontro que reúne líderes da extrema direira global. Inspirada em um evento que ocorre nos EUA desde os anos 70, o CPAC já teve duas edições em sua versão brasileira, em 2019 e no ano passado.
No último deles, realizado em Brasília, participaram Donald Trump Jr., filho do ex-presidente americano, e Jason Miller, fundador da rede social de direita Gettr. Miller acabou sendo interrogado pela Polícia Federal ao deixar o país, no âmbito do inquérito das milícias digitais.
Clique aqui para acessar as informações do site do ICL na plataforma WhoIs, que armazena as informações sobre quem são os proprietários de domínios na internet. Abaixo, leia os dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do ICL, consultados nesta sexta-feira (20).
Porta-voz de empresa israelense e irmão de diretor do ICL
Na celebração do acordo da CySouce com o Exército, Hélio Cabral Sant’Ana atuou como porta-voz da empresa israelense em comunicados oficiais. Para sair do Executivo Federal, em março deste ano, e assumir o cargo na CySource, ele teve autorização da Comissão de Ética Pública da Presidência.
Além disso, Hélio é irmão de Sérgio Cabral Sant’Ana, ex-assessor especial do ministro Abraham Weintraub (Educação, entre 2019 e 2020). Atualmente, Sérgio ocupa o cargo de diretor-executivo do ICL. Ele chegou a ser cotado para assumir o MEC, em junho de 2020, com apoio de Carla Zambelli (PL-SP) e do vereador Carlos Bolsonaro (PL), de acordo com informações do jornalista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
No dia 8.12.2020, terça feira, eu e o amigo @BolsonaroSP lançamos o Instituto Conservador-Liberal, que possui como objetivo difundir os valores conservadores-liberais em nossa sociedade, promovendo a educação política por meio de cursos, eventos, dentre outras atividades. https://t.co/C8RguQbera
— Sérgio Sant’Ana (@sergiohcsantana) December 10, 2020
*Com Brasil de Fato