O Jornal Nacional dedicou cerca de cinco minutos para noticiar o lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante a reportagem, a produção da Globo mostrou a biografia do petista, exibindo imagens dele no período em que era sindicalista até a sua chegada à presidência da República.
O JN citou a Operação Lava Jato, mas destacou que os processos contra o ex-presidente foram anulados e o ex-juiz Sergio Moro foi considerado suspeito pelo Supremo Tribunal Federal.
“A candidatura de Lula se tornou possível nessas eleições porque o Supremo Tribunal Federal anulou as condenações dele na Lava Jato por considerar que a 13ª Vara de Curitiba era incompetente para julgar as ações. O STF também considerou que Lula não teve direito a um julgamento justo porque o ex-juiz Sergio Moro foi parcial na condução do processo”, narrou Ana Paula Araújo.
Lula e a pré-candidatura
Lula lançou sua pré-candidatura à presidência neste sábado e contou com a presença de diversos nomes da Cultura e também da política. Em seu discurso, ele fez questão de falar sobre recuperar a autoestima e levar comida na mesa dos brasileiros, além de ter elogiado Geraldo Alckmin (PSB), vice da sua chapa.