A Ipespe divulgou nesta sexta-feira, 6, mais uma rodada de pesquisa de intenção de voto para a presidência da República. Nela, o ex-presidente Lula (PT) mantém sua liderança isolada com 44% das menções.
Na sequência vem Jair Bolsonaro com 31%, seguido por Ciro Gomes com 8%, João Doria com 3% e André Janones com 2%. O índice de branco e nulo é de 8% e os indecisos, 2%.
Um ponto relevante é que nos votos válidos, quando se exclui os votos brancos e nulos, Lula vai a 49% dos votos. Ou seja, o líder progressista fica a 1 pontos de liquidar a fatura logo no 1° turno.
Quando a pesquisa aborda a probabilidade de voto, traz uma excelente notícia para a candidatura do ex-presidente Lula. Cerca de 43% dizem que “com certeza” votaria no petista, outros 13% que poderia votar. Já 43% dizem que não votaria em Lula. Por outro lado, a situação de Bolsonaro se tornada cada vez mais crítica, pois 60% responderam que não votaria de jeito nenhum no inquilino do Planalto.
Já nos cenários de 2° turno, Lula simplesmente atropela todos os adversários. Contra Bolsonaro, o ex-presidente vence com 20 pontos de vantagem (54×34), contra Ciro Gomes a vantagem é ainda maior, de 27 pontos (52×25).
A pesquisa foi realizada no período de 2 a 4 de maio de 2022 com 1.000 entrevistados por telefone. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado do TSE sob o protocolo BR-03473/2022.
*Com Cafezinho