Pela 3ª vez seguida, Brasil fica de fora dos convidados para cúpula do G7

Pela 3ª vez seguida, Brasil fica de fora dos convidados para cúpula do G7

Compartilhe

Brasil não recebe convite para participar de encontro desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Este ano, cúpula acontece na Alemanha.

A Alemanha deixou o Brasil de fora da lista de convidados para a reunião do G7, grupo com as sete maiores economias do mundo. O país europeu anunciou, nesta segunda-feira (2/5), que quatro nações em desenvolvimento foram chamadas a participar do encontro, que ocorrerá entre 26 e 28 de junho.

Senegal, África do Sul, Índia e Indonésia são os convidados da rodada. O anúncio foi feito pelo porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit. Desta vez, Berlim ocupa a presidência rotativa do grupo. É uma tradição do G7 chamar os países com maior relevância no momento do evento.

Desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), a nação tupiniquim não recebe o convite. O chefe do Executivo pode ser o primeiro da história da Nova República a nunca ter participado de uma rodada com os países mais industrializados do mundo.

O G7 é composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. O convite à Índia tem o intuito de isolar a Rússia diplomaticamente, apesar de o premiê indiano Narendra Modi não condenar as ações dos russo e, inclusive, aumentar a importação de petróleo daquele país.

Brasil não recebe convite para participar de encontro desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Este ano, cúpula acontece na Alemanha

*Com Correio Braziliense

Compartilhe

One thought on “Pela 3ª vez seguida, Brasil fica de fora dos convidados para cúpula do G7

  1. jorge jose
    maio 3, 2022 at 10:45 am

    Os germânicos, na guerra eua x rússia via ue, até que chegaram as raias de instintos selvagens mas, em relação ao bolsonaro que, trata-se de ‘psicoPATOLOGIA’ ideológica pelo fascismo, AINDA não chegou a esse nível de [IN] sanidade mental, certo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: