Realizada pelo instituto Vox Populi, uma compilação de várias pesquisas de opinião mostra o ex-presidente Lula (PT) na liderança isolada da corrida presidencial, com uma média 44% das intenções de voto. O atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), aparece bem atrás do petista, com 30%. Os demais candidatos somam em média 14%, mesmo número dos brancos e nulos.
O período em que Lula obteve a maior vantagem sobre seu principal adversário foi junho de 2021, quando ele registrava 49% contra 23% de Bolsonaro, uma diferença de 26 pontos.
Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, destacou que Bolsonaro mantinha uma linha percentual de intenções de voto até o mês passado, mas começou a crescer após a desistência do ex-juiz Sergio Moro.
“Até março, Bolsonaro também era uma régua. Ele tinha começado com 23%, tido umas oscilações entre 22%, 23%, 24% […] Bolsonaro sempre no mesmo patamar no meio da casa dos 20%. Melhorou para o lado dele, mas não por causa dele”.
Entre março e abril, o mandatário da República cresceu cinco pontos, subindo de 25% para 30%.
Segundo turno
Lula também vence Bolsonaro na média das pesquisas acerca do segundo turno. O petista marca 53%, contra 31% do ex-capitão, com 15% de brancos, nulos e indecisos. Nos votos válidos, o placar seria de 63% a 37%.
“De novo temos uma grande tendência de estabilidade e o efeito Moro é irrelevante, pois o eleitor de Moro muito dificilmente votaria em Lula mesmo no segundo turno”, diz Coimbra.
*Por DCM