O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concede a segunda entrevista coletiva do ano para youtubers e para membros da mídia independente nesta terça-feira (26).
A conversa começou às 10h30, em São Paulo. O encontro é também transmitido pelas redes sociais de Lula, com retransmissão pelos perfis dos participantes.
O ex-presidente está bem nas pesquisas. A BTG Pactual / FSB traz algumas tendências já identificadas em outras sondagens recentes:
- Estagnação de Lula: mas estagnação em posição de liderança isolada, tanto na espontânea, como no primeiro e no segundo turnos, com oscilação negativa dentro da margem de erro.
- Migração dos votos da candidatura falecida de Sergio Moro para Bolsonaro.
- Consolidação de Lula como o campeão das mulheres, entre as quais chegou a 53% dos votos válidos, e dos eleitores de baixa renda, onde Lula já tem impressionantes quase 70% dos votos válidos.
- A candidatura de Lula vem crescendo de baixo para cima: o petista está se consolidando como o candidato dos pobres.
- Fragilização da candidatura de Ciro Gomes: distância cada vez maior do segundo lugar, aumento da rejeição, declínio do desempenho em cenários de segundo turno, além de um percentual crescente (61%) de eleitores dispostos a fazer voto útil em Lula.
Quem está no encontro com Lula?
Os convidados são os jornalistas Pedro Borges (da Agência de Notícias Alma Preta), Nina Fideles (Brasil de Fato), Talita Galli (TVT), Conceição Lemes (Viomundo) e Fernando Brito (Tijolaço).
Também estão os youtubers Laura Sabino, Ronny Teles, João Antônio (canal Click Política), José Fernandes Jr (canal Portal do José), Carlito Neto (canal O Historiador), Mariana Torquato (canal Vai Uma Mãozinha Aí?) e Luide Matos (canal Luideverso).
*Por DCM