O ator Leonardo DiCaprio, que é ativista de causas ambientais, elogiou nessa sexta-feira (15) em seu perfil do Instagram o Acampamento Terra Livre, que reuniu milhares de indígenas em Brasília, na Fundação Nacional de Artes (Funarte). O astro também criticou a “agenda anti-indígena” do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Com o tema “Retomando o Brasil: Demarcar Território e aldear a política”, o movimento recebeu articulações, organizações e associações de diversos povos originários para que se reuniram em ato de resistência pelos povos indígenas.
“De 4 a 14 de abril, povos indígenas do Brasil marcharam para defender seus direitos à terra e por um planeta mais habitável para todos nós. O Acampamento Terra Livre levou mais de 7 mil indígenas de 200 etnias para a capital do Brasil para reivindicar que o governo honre com seus direitos que são protegidos pela Constituição Federal de 1988, e que parem as indústrias de extração, mineração e exploração de madeira em seus territórios”, escreveu DiCaprio no Instagram.
O artista ainda publicou um vídeo com uma manifestação indígena em Brasília, e destaca a luta dos povos contra a “agenda anti-indígena” de Bolsonaro.
O ator @LeoDiCaprio usou suas redes para compartilhar vozes de lideranças indígenas contra os projetos de devastação ambiental, na defesa de suas vidas, de seus territórios e do planeta. Imagens divulgadas são da @ApibOficial durante ATL. Confira: https://t.co/5mnGNKoUfc pic.twitter.com/jjV9P1MUtJ
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) April 16, 2022
*Por DCM