Bolsonaro quer tirar domínio da ilha de Fernando de Noronha do governo de Pernambuco

Bolsonaro quer tirar domínio da ilha de Fernando de Noronha do governo de Pernambuco

Compartilhe

Na última quinta-feira, 24, Bolsonaro protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de liminar em ação que pede a retirada do domínio da ilha de Fernando de Noronha do governo de Pernambuco.

Na liminar, o Palácio do Planalto solicita que seja declarado que o “domínio sobre o arquipélago de Fernando de Noronha é de titularidade integral da União, determinar, ao estado de Pernambuco, o imediato cumprimento do inteiro teor do Contrato de Cessão de Uso em Condições Especiais da Ilha de Fernando de Noronha”.

Ainda no pedido, o Governo Federal diz que a ação é fruto de um conflito federativo entra a União e o estado de Pernambuco.

“Nesse aspecto, vê-se que as irregularidades praticadas pelo estado de Pernambuco na gestão do arquipélago, algumas delas destacadas pelo Ministério Público Federal, pela Controladoria-Geral da União, pelo Tribunal de Contas da União e pela Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do Ministério da Economia, acarretam grave conflito de competências, especialmente quanto à proteção patrimonial e do meio ambiente, bem como representam frontal violação ao contrato de cessão de uso celebrado entre os entes federativos. De fato, o caso em tela não se limita à discussão de titularidade de bem patrimonial da União, mas envolve a atribuição constitucional do domínio do Arquipélago de Fernando de Noronha e, reflexamente, o exercício de competências exclusivas da União”.

Vale lembrar que o chamado “Contrato de Cessão de Uso em Condições Especiais da Ilha de Fernando de Noronha” foi assinado em 2002 pelo governador Jarbas Vasconcelos (MDB) e pelo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

* O Cafezinho

Compartilhe

%d blogueiros gostam disto: