O Ministério da Defesa da Rússia informou que o Exército russo assumiu controle total da região de Kherson.
“As Forças Armadas da Rússia assumiram o controle total de todo o território da região de Kherson”, informou Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia.
Além disso, a aviação eliminou 136 alvos militares ucranianos, incluindo sete centros de comando e de comunicação das forças ucranianas e quatro sistemas de mísseis.
Em 24 horas, o Exército russo abateu 16 alvos aéreos ucranianos, sendo seis deles, drones Bayraktar TB-2.
O MD russo também informou que no aeródromo militar na região de Kramatorsk, foram eliminados três hangares com quatro caças-bombardeiros Su-25 e seis helicópteros ucranianos.
Os paraquedistas russos capturaram 10 complexos de mísseis americanos, Javelin, na Ucrânia.
Os complexos antitanque Javelin e outros equipamentos estrangeiros serão entregues às milícias de Donetsk e Lugansk, afirmou o MD russo.
Desde o início da operação especial militar russa na Ucrânia, foram destruídos 156 drones, 1.306 tanques e outros veículos de combate, 127 lançadores múltiplos de foguetes, 471 peças de artilharia e morteiros.
Em 24 de fevereiro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação especial da Rússia na Ucrânia.
Entre os principais objetivos da operação estão a “desmilitarização e desnazificação da Ucrânia” para proteger a população da região de Donbass e para prevenir um ataque contra a Rússia a partir do território da Ucrânia em meio às ações agressivas da OTAN e avanço do bloco para o leste europeu.