Expulso do Podemos após o vazamento de um áudio machista em que diz, entre outros absurdos, que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”, o deputado estadual Arthur do Val (SP), conhecido como Mamãe Falei, ganhou espaço para se explicar em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record. A conversa com a apresentadora Carolina Ferraz vai ao ar no próximo domingo (13).
Mamãe Falei, como é conhecido, se disse injustiçado após a repercussão do áudio. “Não é justo querer me matar porque eu mandei um áudio num grupo de amigos”, afirmou ele sobre as ameaças de morte que tem recebido.
“Eu cometi o maior erro da minha vida. Eu perdi tudo, perdi todo o meu trabalho, eu joguei fora por causa disso”, acrescentou.
Mamãe Falei nega que áudio incentive turismo sexual
Para ele, o áudio em que oferece dicas de como pegar loiras no leste europeu não é um incentivo ao turismo sexual. “Quando uma garota viaja para outros lugares para conhecer alguém para se relacionar está praticando turismo sexual? Turismo sexual para mim é uma pessoa que viaja para se aproveitar através de prostituição”, defende o parlamentar à Record.
Na mensagem de voz, ele chega a citar o fundador do MBL, Renan Santos, ao falar sobre um suposto episódio de turismo sexual, apelidado de “tour de blonde”.
“O Renan [Santos] faz uma viagem todo ano, que nos últimos três anos ele não fez. Chama-se ‘tour de blonde’. O que ele faz? Ele viaja os países só para pegar loiras. Só que ele tem técnicas. Ele já está avançado. E ele me deu algumas dicas”, afirma Mamãe Falei.
Como Moro e MBL tentam se reerguer após áudios machistas de Mamãe Falei
Após o episódio envolvendo as falas machistas do deputado, seus aliados estão adotando recuos políticos e retóricos para pacificar a situação. O presidenciável Sergio Moro (Podemos) e o MBL (Movimento Brasil Livre) tentam manter o apoio do grupo à candidatura do ex-juiz.
Alguns membros do MBL, que se filiaram em massa ao Podemos para eleger Moro, disseram que o movimento segue com o plano de lançar pelo partido três nomes para a Câmara dos Deputados e quatro para a Assembleia Legislativa de São Paulo.
Depois do vazamento dos áudios de Mamãe Falei, o ex-juiz divulgou uma nota de repúdio, o que deixou o deputado chateado. Agora, os dois buscam entendimento para evitar que a aliança eleitoral seja contaminada. Moro tenta fazer sua campanha deslanchar e, para isso, quer a estrutura de redes sociais e mobilização digital do MBL.
*Por DCM