O Gustavo brasileiro, que tem 18 mil seguidores na rede social e fala sobre jogos eletrônicos e aleatoriedades, foi alvo de vários memes e postagens cômicas sobre a situação. Tanto os seguidores brasileiros quanto os da colômbia deram risadas com o mal-entendido.
Tá rolando um debate político entre os presidenciáveis (acho) na Colômbia e meu twitter tá explodindo
— Gustavo Petró (@gustavopetro) January 27, 2022
Eleições na Colômbia testarão poder do Uribismo após protesto
Iván Duque, atual presidente da Colômbia pelo partido centro Democrático, não poderá mais concorrer às eleições porque está em seu 2° mandato no executivo do país. No ano passado, uma série de protestos tomaram o país contra uma proposta de reforma tributária que elevaria o imposto para os mais pobres.
Já desgastado, o governo ainda insistiu incentivando a violência policial e a repressão, o que gerou inúmeras acusações de órgãos de Direitos Humanos afirmando haver uma série de violações no país.
Enfraquecida, a Direita colombiana, que governa o país há anos, testará seu poder nas urnas nas próximas eleições presidenciais. O 1° turno já tem data e deve acontecer por volta de maio, com um resultado que impactará o Brasil e a política na América Latina.
*Por DCM