O corpo de Olinda Bonturi Bolsonaro, de 94 anos, mãe do presidente Jair Bolsonaro, foi enterrado às 17h desta sexta-feira (21) no Cemitério Municipal da cidade de Eldorado, no interior de São Paulo, onde ela morava. Bolsonaro acompanhou a cerimônia ao lado dos filhos Flávio e Renan, e da mulher Michelle.
Mãe de Bolsonaro em foto de arquivo
Olinda foi enterrada no mesmo jazigo onde está seu ex-marido, Percy Geraldo Bolsonaro. O presidente chegou por volta de 15h ao velório, iniciado às 10h15 no Salão Paroquial da cidade, ao lado da Igreja matriz.
Ele permaneceu no local por cerca de uma hora e meia. O corpo deixou o local às 16h30 em um carro funerário. Bolsonaro fez o trajeto de 600 metros a pé e não conversou com a imprensa. O enterro foi restrito a familiares e amigos.
Bolsonaro comunicou o falecimento de sua mãe pela manhã em suas redes sociais: “Com pesar o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade”, postou no Twitter.
Na postagem, Bolsonaro publicou, ainda, um vídeo com imagens de família, na companhia da mãe, que estava internada desde a segunda-feira, no Hospital São João, em Registro, interior de São Paulo.
– 28/março/1927.
– 21/janeiro/2022.
– Sra. Olinda Bonturi Bolsonaro
– Com pesar o passamento da minha querida mãe.
– Que Deus a acolha em sua infinita bondade.
– Nesse momento me preparo para retornar ao Brasil. pic.twitter.com/iJBdbxkMMX
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 21, 2022
Segundo o portal g1, ela foi hospitalizada depois de apresentar sinais de desidratação e ter sido diagnosticada com infecção urinária.
Na quarta-feira, a mãe do presidente chegou a apresentar uma melhora, mas na madrugada do dia seguinte teve uma broncoaspiração enquanto dormia e um dos pulmões ficou comprometido.
Na madrugada desta sexta-feira, Olinda sofreu duas paradas cardiorrespiratórias, e não resistiu.