O programa Fala Brasil, da Rede Record, inventou uma explosão com feridos em um shopping na cidade de Barueri, na região metropolitana de São Paulo. O telejornal ficou cerca de cinco minutos, na manhã desta terça-feira (19), noticiando algo que não existiu.
Ao vivo, os apresentadores Sérgio Aguiar e Mariana Godoy, que contavam com o auxílio do helicóptero da emissora, deslocado para o local, faziam suposições sobre o ocorrido e recebiam “informações” do comandante Hamilton, que sobrevoava o shopping. Eles chegaram a afirmar que a explosão teria sido em um gerador de energia no estacionamento do prédio.
A suposta explosão se tratava, na verdade, de uma simulação de incêndio.
O programa noticiou o número de sete feridos e disse que quatro pessoas já tinham sido levadas às pressas para hospitais. A história era incrementada com afirmações aparentemente assertivas do comandante Hamilton, a bordo do helicóptero:
“Confirmado aí sete vítimas, a gente acompanhou pelo menos quatro vítimas saindo. São trabalhadores, eles foram posicionados aqui no estacionamento, neste momento todo o shopping foi evacuado. Pelo menos quatro nós já acompanhamos que seguiram em direção aos hospitais aqui da região oeste de São Paulo. Lembrando: há pelo menos sete vítimas. Pode ser, inclusive, que a estrutura tenha sido danificada, viu, Mariana? Eles podem ter que fazer o trabalho de remoção dessas vítimas debaixo de escombros”, afirmou o piloto da aeronave.
O jornal foi para o intervalo prometendo novas informações quando retornasse. No entanto, cerca de dez minutos depois de retornar, o apresentador Sérgio Aguiar disse que o que estavam noticiando não era exatamente aquilo e avisou aos telespectadores que o acontecimento era uma simulação de incêndio.
* Do DCM
jorge jose da silva
outubro 21, 2021 at 8:43 amEssa mídia SOBREVIVE de ‘fake news’ até porque a VERDADE contraria seus interesses, certo?