A conta do governo Bolsonaro uma hora teria que chegar e os fatos de ontem, resultado de uma derrota e lambança do senador bolsonarista Jorge Kajuru, que pediu a abertura da CPI no STF.
A lista já começa a ser extensa e vai avolumando, em um caminho que começa a se tornar uma tempestade perfeita contra Bolsonaro, no Senado.
- Kajuru, que é bolsonarista, pede ao STF a abertura da CPI da Covid.
- O STF determina a abertura.
- Kajuru grava e divulga uma conversa com Bolsonaro, que parece combinada, mas, que tem grande impacto institucionalmente negativo.
- O governo tenta barrar e não consegue, a abertura da CPI.
- Argumenta que a pandemia é um risco para os senadores. Perde, por que o governo é contra o isolamento político para o povo, mas, não para a CPI.
- Tenta obrigar a presença física na CPI e perde. Quem decidirá o modelo de funcionamento será o presidente da CPI.
- Renan Calheiros surge como principal nome para ser relator e o governo não consegue barrar.
Agora, o governo se concentra em barrar Randolfe Rodrigues na presidência da CPI, como o s governistas são apenas 3 dos 11 senadores e a oposição tem 2, somado com Renan Calheiros, dado como independente, mas, é oposição, o placar está em 3 a 3, com 5 independentes. A chance de ser derrotado novamente é muito grande.
A sequência de derrotas mostra que está se formando uma tempestade perfeita, no Senado. Provavelmente, o governo deve tentar abrir a mesma CPI na Câmara e deve tentar tornar a comissão do senado, como mista, já que detém mais possibilidade de apoio na Câmara, que no Senado.