Presidente afirmou que Marcos Pontes estaria trabalhando em um imunizante ainda em fase experimental, mas não soube revelar onde se dá seu desenvolvimento pois o ministro seria uma “pessoa diferenciada”; assista
Por Ivan Longo
15 jan 2021 – 18:09
Às vésperas da votação da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que vai decidir sobre o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19 no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro anunciou, nesta sexta-feira (15), que seu ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, estaria desenvolvendo uma “vacina brasileira”.
Os dois imunizantes que foram desenvolvidos no Brasil e que podem ser autorizados pela Anvisa nos próximos dias são o do Instituto Butantan, feito em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), produzido em parceira com a britânica AstraZeneca e a Universidade de Oxford.
Em entrevista a José Luiz Datena, porém, Bolsonaro falou em uma terceira vacina. “Posso te adiantar. O Marcos Pontes também está trabalhando em uma vacina brasileira. E ele acha que pode ficar pronta esse ano, na fase experimental ainda, mas pode ficar pronta, talvez até venhamos a usá-la”, declarou.
Datena, então, perguntou onde o imunizante estaria sendo desenvolvido, ao que Bolsonaro disparou: “Não tenho ideia. O Marcos Pontes aí, é uma pessoa diferenciada, e eu não sei onde está sendo construída essa vacina”.
Marcos Pontes tá fazendo uma vacina brasileira kkkkkkkkkkkkkkkk pic.twitter.com/rYGY2X4gkl
— Guilherme (@gpsant0s) January 15, 2021