Para quem declara imposto de renda, a modalidade simplificada é a mais utilizada por profissionais de renda mais baixa e que não tem bens a declarar. Dito isso, Bolsonaro, na base do desespero, quer que profissionais como professores, paguem maus importo de renda, extinguindo o desconto de 20% na declaração simplificada, para financiar seu projeto eleitoreiro.
Outra opção apresentada pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, seria acabar com as deduções na declaração completa, com gastos de educação e saúde.
Com as duas medidas, o governo arrecadará mais R$ 20 bilhões e poderia começar a financiar a ampliação do Bolsa Família.
Paulo Guedes e Bolsonaro são duas pessoas que não têm a menor noção do que é o Brasil real. Erram por incompetência e por desconhecimento total do mundo que existe fora dos gabinetes.
A solução seria simples, taxação de fortunas, heranças e lucros e dividendos. Poderia também, criar alíquotas mais elevadas para salários acima do limite da tabela atual do IR. Estaria resolvido o problema.