Desde que o Brasil mergulhou na forte onda de fascismo, o PCdoB vem estudando formas de rever sua propaganda e padrão gráfico para se tornar eleitoralmente mais palatável a alguma parcela da população conservadora de ocasião. Essa mudança está impressa no novo padrão gráfico das propagandas à prefeitura de Porto Alégre, pela candidata Manuela D’ávila, que foi vice na chapa presidencial com Fernando Haddad, em 2018.
Líder na pesquisa Big Data, para a prefeitura de Porto Alegre, a mudança é benéfica à sua imagem, por considerar o fim de alguns discursos tradicionais do partido. Buscando maior conciliação social, o PCdoB passa a chegar a uma parcela maior da sociedade. É justamente isso que incomoda a extrema-direita.
A campanha de difamação contra Manuela, iniciada na manhã de hoje (28), cria um esforço para tentar associar a imagem da candidata ao discurso do socialismo e do comunismo, no estilo da guerra fria, além do esforço descomunal de tentar associá-la à Venezuela e Cuba. Obviamente, é resultado da possibilidade de ser eleita na capital gaúcha. Veja os números.
- Manuela D’ávila (PCdoB): 21%
- José Fortunatti (PTB): 11%
- Nelson Marchezam (PSDB): 10%
- Sebastião Mello (MDB): 10%
- Juliana Brizola (PDT): 4%
- Fernanda Melchiona (PSOL): 3%
A julgar pela intensidade dos ataques, Manuela já deve estar eleita.